LINKS ÚTEIS

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários é um projeto iniciado em 1983, tendo como objectivo a defesa exclusiva dos profissionais que, na Banca Portuguesa, exercem funções técnicas ou de enquadramento.

 

Pautando-se por uma prática sindical rigorosamente apartidária e independente, o SNQTB tem vindo a afirmar-se na vida sindical e na sociedade portuguesa pelas posições responsáveis que assume, pela forma dialogante como encara os problemas e pela razoabilidade das soluções que apresenta.

 

Valorizando igualmente a noção de sindicato moderno e reformista tem, cada vez mais, dinamizado o conceito de serviço social, isto é, o Sindicato é também uma empresa de prestação de serviços de qualidade, ao encontro das necessidades dos Sócios e suas famílias.

 

Com posições firmes mas dialogantes, temos apostado na dignificação dos Quadros e Técnicos Bancários, para que cessem as discriminações de que são vítimas, seja no ativo ou, no futuro, na situação de reforma.

 

Tem sido deste modo que já hoje mais de 25.000 Quadros e Técnicos confiam em nós.

A USI – União dos Sindicatos Independentes é uma Confederação Sindical autónoma e independente, orientando a sua acção pelos princípios do sindicalismo democrático, livre e independente.

 

A USI aposta decididamente na sua implantação a nível nacional, como espaço próprio, livre e autónomo, representativo dos trabalhadores que não querem ser instrumentos de políticas sindicais partidárias, pautando a sua actuação por uma constante ligação a todos os seus associados, no conjunto ou individualmente, rejeitando qualquer tipo de sindicalismo de cúpula, geralmente afastado da realidade sindical.

 

A USI tem como bandeiras políticas, na sua actividade social e laboral, a ética, a qualidade e seriedade no trabalho sindical, repondo a credibilidade do sindicalismo como função nobre na sociedade portuguesa, sendo o seu objectivo primordial a intervenção construtiva e responsável na comunidade, privilegiando o diálogo positivo e eficaz na sua relação com todos os agentes da sociedade, nomeadamente os poderes públicos e outros parceiros sociais.

 

A USI tem desenvolvido actividades em todos os sectores da chamada economia social, com os Fundos de Pensões, apoio à Terceira Idade, Serviços de Saúde, Mediação de Seguros, etc., havendo ainda a destacar a parceria celebrada com o ISCTE para realizar o curso de Pós-Graduação em Sindicalismo e Relações Laborais.

Constituída em 29 de Fevereiro de 1988, a SGF destacou-se desde cedo como uma gestora de referência no mercado de Fundos de Pensões, tendo ao longo destes anos merecido a confiança da gestão dos fundos de um conjunto muito alargado de entidades.

 

Desde logo a sua competência permitiu alargar a base de clientes, e em 2000 a SGF lançou o primeiro dos atuais 7 Fundos de Pensões PPR, representando hoje este segmento cerca de 40% do negócio.

 

Atualmente conta um núcleo acionista estável, do qual se destacam o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, o grupo segurador francês Groupama, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e, mais recentemente a Golden Actives.

 

Recentemente a SGF renovou-se e reestruturou-se, de modo a tornar-se cada vez mais uma gestora eficiente, competitiva e próxima de todos os seus clientes.